ESPECIFICAÇÃO DO BETÃO - EXEMPLO 2
Edifício na orla costeira
Considere que necessita de projetar um edifício semelhante ao do Exemplo 1, mas a ser construído na orla costeira, isto é, a menos de 200 metros do mar. A proteção promovida pelo acabamento (reboco pintado) permite assumir que toda a estrutura periférica vai estar sujeita tanto ao ataque do dióxido de carbono num ambiente moderadamente húmido como ao ataque dos cloretos marinhos transportados pelo ar. Por esta razão, aplicam-se as classes de exposição ambiental XC3 e XS1 (ver Quadros 2 e 4 da Especificação LNEC E 464). No interior do edifício a classe XC3 aplica-se também na cozinha e nas casas de banho. Nas restantes divisões, como quartos e salas, o ambiente pode ser considerado seco (classe de exposição XC1). Contudo, em estruturas de reduzida dimensão é conveniente evitar a aplicação em simultâneo de diferentes tipos de betões para simplificar o processo de execução.
Quanto às fundações, a classe de exposição ambiental aplicável é a XC2, que corresponde a um ambiente húmido, raramente seco.
Assim, a mínima classe de resistência do betão é C25/30 para as fundações (ver Quadro 6 da Especificação LNEC E 464 - Classe de exposição XC2) e C40/50 para a restante estrutura (ver Quadro 7 da Especificação LNEC E 464 - Classe de exposição XS1). O dimensionamento estrutural deve ser feito partindo destas classes de resistência e de um recobrimento mínimo das armaduras de 35 mm para as fundações e de 45 mm para a restante estrutura.
Nota 1: As mínimas classes de resistência foram definidas partindo do princípio que não há cinzas volantes provenientes das centrais termoelétricas à base de carvão.
Nota 2: Os recobrimentos indicados aplicam-se a estruturas com uma vida útil de 50 anos.
Nota 3: A classe de resistência mínima identificada pode ser insuficiente para suprir as ações atuantes.
Estão assim definidos dois parâmetros essenciais da especificação do betão: a classe de resistência à compressão e a classe de exposição. Para a completar é ainda necessário identificar:
a) a máxima dimensão do agregado → deve ser inferior ou igual ao menor espaçamento entre armaduras e ao recobrimento, normalmente 20 mm ou 22 mm;
b) a classe de teor de cloretos → Cl0,40 para as fundações e Cl0,20 para a restante estrutura, conforme Quadro 2/DNA da NP EN 206-1:2007;
c) a classe de consistência → convém que seja S4 ou superior para garantir um adequado enchimento dos moldes e um bom envolvimento das armaduras, mas também para evitar a tentação de adicionar água ao betão em obra.
Temos agora as especificações completas para o betão:
1. Fundações → C25/30 • XC2 • Dmáx20 • Cl0,40 • S4
2. Restante estrutura → C40/50 • XC3/XS1 • Dmáx20 • Cl0,20 • S4