NOTÍCIAS

DIA DO BETÃO 2019

Batalha

30 de maio de 2019

Saiba como foi

Betão é sustentável

O betão é um material essencial para a sustentabilidade da construção. Está à nossa volta de muitas formas e cores. É resistente ao fogo, assume qualquer forma, contribui para o conforto térmico e é 100% reciclável. Veja o novo vídeo da APEB e partilhe-o, vamos fazer chegar o BETÃO a mais portugueses!

Veja o vídeo aqui. 

APEB  | 30 Maio 2019

OBRAS PÚBLICAS CRESCERAM 2,4% EM 2018

Em 2018, o valor total do mercado de Obras Públicas manteve-se em expansão, mas verificaram-se decréscimos nos números de obras, de entidades contratantes e de empresas contratadas para realizar as obras, que foram em média de valor superior às do ano anterior. 

Ler artigo completo

JORNAL DA CONSTRUÇÃO | 29 março 2019

      

APEB nas redes sociais

Para se aproximar mais dos seus membros, assim como quaisquer profissionais ligados à construção e à indústria do betão pronto, a APEB criou canais nas redes sociais LinkedIn e Twitter. Vamos divulgar informação e notícias relacionadas com o setor do betão pronto (por exemplo:  eventos, novas normas e nova legislação). Criámos também um canal no Youtube para colocação de peças multimédia. Os links para estes canais estão no canto superior direito desta página.

APEB | 29 março 2019

APEB participa nas atividades da ERMCO

João Duarte, Diretor Executivo da APEB, participou nas reuniões da ERMCO, a Associação Europeia do Betão Pronto. As reuniões do ESC - Comité de Sustentabilidade, do ETC - Comité Técnico, ESD - Comité de Estratégia e Desenvolvimento e do Board decorreram nos escritórios da ATECAP, a Associação Italiana do Betão Pronto nos dias 25 e 26 de março de 2019.

APEB | 27 março 2019

COMO USAR A SÍLICA CRISTALINA COM SEGURANÇA

A sílica cristalina é um mineral que está presente em muitos produtos que utilizamos diariamente. Neste contexto, a sílica cristalina não apresenta problemas para a nossa saúde. Contudo, há locais de trabalho onde se pode originar um pó de sílica cristalina respirável. A inalação prolongada deste pó pode causar a irritação dos pulmões, a silicose ou mesmo o cancro pulmonar. Este risco de saúde ocupacional tem de ser prevenido. O guia da NEPSI fornece orientações para tornar os postos de trabalho mais seguros.

Descarregue aqui o guia da NEPSI "Using crystalline silica safely".

Mais informações podem ser obtidas em www.safesilica.eu.

NEPSI | Fevereiro 2019

BETÃO PARA UMA CASA COM ESTILO

Atualmente, o betão continua a ser definido como descaracterizado, mas será que temos mesmo a perfeita noção das suas potencialidades e do aspeto final em que pode resultar? Deixo aqui alguns exemplos. Surpreendente, não é verdade?

Leia aqui o artigo completo de Filipa Namora

VISÃO | 19 fevereiro 2019

ACERVO NORMATIVO NACIONAL

Descarregue aqui uma lista-resumo com as normas nacionais e europeias, as especificações LNEC e outros documentos normativos relevantes sobre o betão e os seus materiais constituintes. 

LISTA DE NORMAS

APEB | 18 janeiro 2019

BETÃO N.º 40 - Dezembro 2018

  • Obra: Reabilitação d'A Brasileira
  • Ambiente e Sustentabilidade: Betão fotocatalítico
  • Técnica: Como fazer bem a amostragem do betão fresco
  • Entrevista: Manuel João Esteves Ferreira
  • Obra: Parque da Cidade Desportiva da Maia

Leia a BETÃO em formato digital:

Folhear |  Descarregar

Pavimentos em betão

A APEB, em colaboração com a EUPAVEa Associação Europeia de Pavimentação em Betão, editou um vídeo sobre os pavimentos rodoviários em betão.

O betão têm mais vantagens. Reduz o consumo de combustível, o aquecimento urbano e a poluição e promove a economia circular. É mais sustentável porque reduz os custos de manutenção e fomenta a economia local.

Veja o vídeo aqui. 

APEB  | Dezembro 2018

Uma alteração vital para o betão

A APEB defende alterações legislativas relevantes para a solidez dum setor que fatura 230 milhões de euros em Portugal e induz um acréscimo de valor enorme, no setor público e no privado. É urgente aumentar o peso máximo dos veículos de quatro eixos, que é o tipo de veículos mais utilizado no transporte do betão pronto.

Artigo de opinião por João Pragosa, Presidente da APEB

Leia aqui o artigo completo. 

Dinheiro Vivo  | 15-11-2018

BETÃO N.º 39 - Junho 2018

  • Entrevista: Júlio Appleton
  • Obra: NOVA SBE Carcavelos Campus
  • Técnica: Betão com agregados de cortiça
  • Eventos: Dia do Betão 2018
  • Opinião: Um mundo sem betão?

Leia a BETÃO em formato digital:

Folhear |  Descarregar

TEST&E 2019 - Monitorizar e Preservar

Segundo Congresso de Ensaios e Experimentação em Engenharia Civil

10-21 de fevereiro de 2019 - PORTO

Mais informações em www2.isep.ipp.pt/teste2019

BETÃO 39  | Junho 2018

DIA DO BETÃO 2018

24 de maio

 

Saiba mais ...

Alterações legislativas precisam-se

"Achamos que o transporte do betão pronto merece que a legislação seja ajustada e passe a integrar a lista de exceções"

Leia aqui o artigo completo.

Jornal CONSTRUIR  | 18-05-2018

DIA DO BETÃO 2018

O nosso foco é o papel do betão na sociedade atual

A terceira edição do Dia do Betão realiza-se a 24 de maio em Vila Franca de Xira. São esperados perto de 200 profissionais do setor que se reúnem para conhecer as últimas inovações e tecnologias, dialogar e estabelecer contactos.

Leia aqui o artigo completo.

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO 184  | Maio 2018

Setor do betão cresce à custa do investimento privado

"O setor do betão pronto está em crescimento, apesar de praticamente não existir investimento público", revela João Pragosa, presidente da APEB em entrevista ao jornal Vida Económica.

Os tempos de condução, o peso máximo por eixo e o tempo de espera nas operações de fiscalização são os três grandes temas que vão estar em destaque no Dia do Betão 2018, que se realiza a 24 de maio em Vila Franca de Xira.

Leia aqui o artigo completo.

Jornal VIDA ECONÓMICA | 04-05-2018

Novo membro associado:

A António Branco Tavares & Filhos, Lda formalizou a sua filiação na APEB como membro associado em Janeiro de 2018. Atualmente possui 1 centro de produção de betão pronto localizado na Zona Industrial de Vila Verde, concelho de Oliveira do Bairro.

APEB  | 29-01-2018

Terminal de Cruzeiros de Leixões

A obra de capa da revista "Betão" número 38 (dez. 2017) foi distinguida como um dos melhores terminais de cruzeiros do mundo pela Cruise News. A obra já tinha sido premiada como o melhor porto do ano 2015 nos Seatrade Awards, como o melhor edifício do ano 2017 pela Archdaily e ainda como o melhor edifício comercial nos AZAwards.

Construção Magazine | 22-01-2018

NP EN 206:2013+A1:2017

A terceira edição da norma do betão foi publicada pelo IPQ em 15 de dezembro de 2017.

Esta norma vem suceder à NP EN 206-1:2007 e suas emendas (Emenda 1:2008 e Emenda 2:2010).

É importante destacar que a nova edição da norma ainda não pode ser aplicada uma vez que o Decreto-Lei n.º 301/2007 continua em vigor. Enquanto não for publicada a nova legislação, é obrigatório o cumprimento da NP EN 206-1:2007.

Saiba mais ...

APEB | 15-01-2018

BETÃO N.º 38 - Dezembro 2017

  • Entrevista: António Saraiva, Presidente da CIP
  • Obra: Terminal de Cruzeiros de Leixões
  • Normalização: NP EN 206, nova norma para o betão (Parte 2)
  • Técnica: O betão é sustentável
  • Entrevista: Carrilho da Graça, Arquiteto

Leia a BETÃO em formato digital:

Folhear |  Descarregar

Setor do betão está a crescer há três anos consecutivos

Betâo Pronto

"A evolução deste setor é entendida como um indicador avançado do comportamento geral da economia – pela sua relação direta com o importante setor da construção – e o percurso que foi feito desde 2014 indicia uma continuação do crescimento económico português".
Esta é a opinião de Ricardo Santos Ferreira, Editor Executivo do JE no seu artigo publicado em 23 de Junho de 2017.

Leia aqui o artigo e a entrevista completos.

Também disponíveis on-line: Artigo | Entrevista

JORNAL ECONÓMICO |  23-06-2017

Dia do Betão 2017 

Inovação, Tecnologia & Networking  

1 de Junho de 2017  

Saiba como foi

 

 

BLiz_Torre de Belém_20-3-2017

 

A Betão Liz, empresa de betão pronto associada da APEB, forneceu o betão para a protecção da nova ligação de electricidade e dados à Torre de Belém. A obra foi executada pela Fiobra. O betão utilizado, C35/45.S3.XS3(P).D22.Cl0,2 (CPF), foi fornecido pela central de Alfragide.

BETÃO LIZ |  22-03-2017

safecement

O projeto SAFECEMENT para a promoção da saúde e segurança no sector do cimento foi concluído com sucesso. O projeto, cofinanciado pela UE e liderado pela ATIC - Associação técnica da indústria do cimento, concluiu-se em 31 de dezembro de 2016.

O projeto beneficiou da experiência da Fundación CEMA (Espanha), da SIA CEMEX (Letónia) e da CHALMERS University of Technology (Suécia) e da colaboração do CTM - Centro Tecnologico del Marmol, Piedra e Materiales (Espanha).

No site do projecto estão vídeos 3D que podem ser utilizados como ferramenta de formação da indústria do cimento e setores relacionados (www.safecement.com/pt/animacoes-3d/).

Mais informação sobre o projecto pode ser encontrada no site www.safecement.com.

ATIC |  14-02-2017

A Ponte 25 de Abril fez 50 anos.

Inaugurada a 6 de agosto de 1966, a Ponte 25 de Abril assinalou um novo marco da engenharia em Portugal, concretizando a união das margens norte e sul do Tejo entre Lisboa e Almada. Na sua construção foram utilizados 300 000 metros cúbicos de betão e 82 000 toneladas de peças de aço.

50 anos depois, continua a ser um elemento fundamental do sistema de transportes do país, sendo utilizada diariamente por cerca de 300 mil utentes, por rodovia e ferrovia.

[artigo completo]

 

Infraestruturas de Portugal |  06-08-2016

Dia do Betão 

Inovação, Tecnologia & Networking  

2 de Junho de 2016  

Hotel Marriott Lisboa  

Saiba como foi  

 

 

"Um exemplo a seguir: peso máximo dos veículos de 4 eixos aumenta para 36 toneladas"

DSC_0065O parlamento austríaco aprovou o aumento do peso máximo dos veículos de 4 eixos para 36 toneladas. Este tipo de veículos é o mais utilizado para a entrega do betão pronto na Europa.

Revista Betão n.º 34  |  Dezembro 2015

istanbul

Congresso ERMCO 2015

Istambul, 4 e 5 de junho de 2015

Veja aqui as apresentações

APEB no Vida Económica

VE_2017-06-15

Dia do Betão 2017 reuniu 150 profissionais. Reabilitação urbana e construção nova animam setor do betão pronto (página 22).

Leia aqui a notícia completa.

Vida Económica  | 15-06-2017

Novo membro da APEB: Tecnovia

TecnoviaA Tecnovia - Sociedade de Empreitadas, SA - formalizou a sua filiação na APEB como membro associado. Atualmente possui 4 centros de produção de betão pronto localizados em Viseu, Coimbra, Ourique e Messines.

APEB |  08-06-2017

"A legislação dos tempos de condução está desajustada ao setor do betão pronto"

VE_2017-05-05Entrevista com João Duarte, Diretor Executivo da APEB ao Jornal Vida Económica.

Leia aqui a notícia completa.

Vida Económica  | 05-05-2017

Protocolo com a MEDILABOR

A APEB celebrou um acordo com a MEDILABOR, empresa de medicina no trabalho, higiene & segurança e formação. Através deste protocolo as empresas associadas da APEB podem usufruir de 10% de desconto na prestação de serviços de medicina no trabalho, serviços de higiene & segurança e serviços de formação profissional. Para poderem beneficiar do protocolo, as empresas devem apresentar uma declaração emitida pela APEB para o efeito.

APEB |  21-02-2017

Novo Edifício Santander Totta

O novo edifício do Banco Santander Totta foi inaugurado em 31-01-2017. O investimento, que ascendeu a 28,5 M€, inclui várias medidas inovadoras de eficiência energética e ambiental. A indústria do betão pronto esteve presente na obra. A Betão Liz, empresa associada da APEB, forneceu um total de 12 000 metros cúbicos de betão, incluindo 2000 metros cúbicos de betão branco. 

Mais informações em  observador.pt.

OBSERVADOR |  30-01-2017

Certificação CSC - Abastecimento responsável

Desde 1 de Janeiro de de 2017 está disponível um novo esquema de certificação.

Desenvolvido pela Concrete Sustainability Council (CSC), trata-se de um novo esquema de certificação concebido para ajudar as empresas de betão, cimento e agregados a evidenciar que operam de uma forma responsável nos aspetos ambiental, social e económico.

Detalhes do sistema de certificação CSC podem ser encontrados em www.concretesustainabilitycouncil.org.

CSC|  14-01-2017

Protocolo com a RELACRE

A APEB e a RELACRE - Associação de Laboratórios Acreditados - celebraram um protocolo de cooperação no âmbito da formação profissional.  Para poderem usufruir das vantagens do protocolo, quanto a preços e descontos, os membros da APEB devem obter previamente uma credencial para entregar na RELACRE.

APEB |  27-09-2016

ERMCO tem novo presidente

Em 8 de Setembro de 2016 a Assembleia Geral da ERMCO - Organização Europeia do Betão Pronto - elegeu Yavuz IŞIK, da Turquia, como seu presidente.

ERMCO |  28-09-2016

Europa produz 353 Mm3 de betão pronto em 2015

Em 2015, a indústria do betão pronto europeia produziu 353 milhões de metros cúbicos de betão. Esta produção corresponde a um consumo de 0,6 m3 de betão per capita. Os membros da ERMCO têm uma quota de 63,5% daquele valor. 

ERMCO |  08-09-2016

Centrais de Betão Pronto

Já está disponível a página com as centrais de betão pronto das empresas associadas da APEB.

APEB  |  17-08-2016

"Transportar mais carga beneficia indústria de betão e economia nacional"

Notícia publicada na sequência da realização do primeiro Dia do Betão em Portugal.

Jornal Vida Económica  |  17-06-2016

"Betão precisa de novas regras no transporte"

Entrevista de João Duarte ao jornal OJE na sequência do primeiro Dia do Betão, realizado em 2 de junho de 2016.

Jornal OJE  |  09-06-2016

CHRYSO regressa à APEBChryso.png

A CHRYSO ADITIVOS já tinha sido membro aderente da APEB entre Maio de 2008 e Janeiro de 2012. Em Junho de 2016, decidiu re-integrar a família APEB.

A CHRYSO ADITIVOS é uma empresa internacional "especialista na química ao serviço dos materiais de construção". Os produtos que oferece ao mercado da construção são os adjuvantes para betão e os produtos de descofragem, entre outros.

APEB |  07-06-2016

Autoestrada A14 reaberta ao trânsito

A autoestrada A14 reabriu ao trânsito apenas sete semanas depois do aluimento que provocou a sua interrupção nos 2 sentidos.

A reparação rápida só foi possível com a colaboração da indústria do Betão Pronto. A Betão Liz forneceu betão autocompactável, betão leve com argila expandida, betão de enchimento fluido e diversos betões correntes.

www.noticiasaominuto.com |  21-05-2016

"Importa prevenir que a qualidade do betão seja colocada em causa"

Entrevista de João Duarte ao jornal Construir.

Jornal Construir  |  04-05-2016