Inovação, Tecnologia
&
Networking
Primeiro DIA DO BETÃO em Portugal
Lisboa, 2 junho 2016
"Sabíamos que íamos preencher uma lacuna, mas estávamos longe de imaginar esta excelente aceitação. É como se toda a indústria de betão estivesse à espera do nosso Dia do Betão. A participação de 150 pessoas superou largamente as nossas expectativas"
disse João Duarte no fim do evento a 2 de junho em Lisboa. O Diretor Executivo da APEB tinha organizado este novo evento anual para "oferecer uma plataforma de diálogo aos profissionais a nível nacional. Queríamos estimular o networking e, ao mesmo tempo, inspirar com apresentações sobre as últimas inovações e tecnologias. O Dia do Betão é um contributo da APEB para dinamizar a indústria do betão pronto."
O conceito integrou apresentações de especialistas nacionais e internacionais, assim como uma exposição onde se apresentaram as empresas Betão Liz, Chryso, Euromodal, Fisipe e Unibetão. O tema em destaque foi o aumento do peso dos veículos de quatro eixos, aprovado há pouco na Áustria e relevante também para o mercado português. Esse assunto foi abordado por Thomas Hoffmann, da Associação Alemã da Indústria do Betão Pronto. Tal como a APEB em Portugal, a associação alemã está a defender esta alteração legislativa na Alemanha. Outro convidado internacional foi Hans-Heinrich Reuter, Diretor de Vendas da Testing, empresa líder alemã em sistemas de ensaio. A APEB ousou ainda explorar outros caminhos e incluiu no primeiro Dia do Betão o workshop Comunicação de Alta Performance. O objetivo das oradoras Silke Buss e Andreia Félix da BUSS Comunicação foi sensibilizar os presentes para uma linguagem mais consciente, proativa e focada.
O betão não é só cinzento. Ricardo Ribeiro, da Unibetão, mostrou casos práticos de aplicação de betões arquitectónicos. Quanto à variedade das soluções, parece não haver limites: há betões brancos, coloridos, desativados, drenantes, impressos e de areia. José Carlos Marques, da Betão Liz, destacou o betão de baixa retração na sua apresentação sobre a reabilitação da Ponte Edgar Cardoso na Figueira da Foz.
Dois oradores dedicaram-se à normalização. Arlindo Gonçalves, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) apresentou as propostas de alteração da especificação LNEC E 464. Manuel Valadas Pinho, da Empresa Internacional de Cerfificação (EIC), abordou a relação ambígua entre a gestão da qualidade e a gestão de risco. Serão incompatíveis ou complementares?
A sustentabilidade é outro desafio. "Temos de ser capazes de satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir as suas próprias necessidades", sublinhou António Mesquita da Cimpor no seu discurso sobre betão sustentável.
João Ghira, Presidente da APEB, em conversa com Matthias Fischer, Conselheiro Económico da Embaixada da Alemanha
- Debate -
Momento de descontração no início da
comunicação de António Mesquita
Stefan Seibel da Fisipe em primeiro plano
Thomas Hoffmann (BTB) e Hans-Heinrich Reuter (Testing)
APRESENTAÇÕES
Pode fazer o download dos diapositivos utilizados pelos oradores clicando no respectivo título.
Increasing the total weight of 4-axles vehicles: Ecological and economic benefits
Thomas Hoffmann - Associação Alemã da Indústria do Betão Pronto
Testing fiber reinforced concrete
Hans-Heinrich Reuter - Testing
Comunicação de alta performance
Silke Buss - Buss Comunicação
A especificação LNEC E 464:2016 – O que muda?
Arlindo Gonçalves - LNEC
Gestão do Risco e a ISO 9001:2015
Manuel Valadas Pinho - EIC
Sustentabilidade do Betão: Outro valor
António Mesquita - Cimpor
Betão Pronto: Soluções diferenciadas
Ricardo Ribeiro - Unibetão
Betão de baixa retracção para a reabilitação da ponte Edgar Cardoso
José Carlos Marques - Betão Liz