DIA DO BETÃO 2018

O betão pronto é fundamental para a sociedade atual

Lisboa, 24 Maio 2018

 Juntámos 170 profissionais no 3.º Dia do Betão

A importância do betão na sociedade atual

Este foi o tema do Dia do Betão 2018 que se realizou a 24 de maio em Vila Franca de Xira. A Associação Portuguesa das Empresas de Betão Pronto (APEB) recebeu 170 profissionais do setor de todo o país. «Este foi o nosso melhor Dia do Betão de sempre», afirma João Duarte, o Diretor Executivo da APEB. «houve mais debate, mais networking, mais interesse. Tivemos excelentes oradores que contribuíram para o sucesso do evento com apresentações de interesse atual.» O convidado internacional foi Marco Borroni que integra a Organização Europeia de Betão Pronto (ERMCO). O engenheiro italiano falou sobre as tendências e perspetivas do betão, quais as vantagens e desvantagens em relação a outros materiais e quais as novas oportunidades. Júlio Appleton, da A2P, mostrou, através de vários exemplos de reabilitação estrutural, quais as soluções com betão que desenvolveu para cada desafio. Luís Ventura, da ECE Formação, apresentou os contornos da regulamentação dos tempos de condução, pausas e períodos de repouso. E Ricardo Marques, da APCER, esclareceu as novidades introduzidas na nova norma internacional de sistemas de gestão da segurança e saúde ocupacional, a ISO 45001.

João Duarte, Diretor Executivo da APEB, aproveitou o dia para lembrar os três temas políticos em cima da mesa: O setor necessita de uma exceção à lei que regula o transporte do betão pronto, que atualmente limita o tempo de condução do motorista e assim prejudica as empresas. A APEB defende um aumento do peso máximo permitido aos camiões-betoneira, uma inovação já implementada noutros países europeus e que reduz os custos de transporte, reduz o consumo de combustíveis e reduz o tráfego de veículos pesados. Está também a favor de uma fiscalização prioritária dos camiões-betoneira nas operações STOP para assegurar a manutenção da qualidade do betão pronto, que tem de ser aplicado em duas horas no máximo.

Ana Dinis a receber os participantes

Presidente do LNEC

Carlos Pina

Presidente da APEB

João Pragosa

Diretor Executivo da APEB

João Duarte

Marco Borroni

ERMCO

A2P

Júlio Appleton

Networking
Luís Goucha (Unibetão), Luís Fernandes (Cimpor)
e Mário Barros (Mota-Engil)

ECE Formação

Luís Ventura

APCER

Ricardo Marques

Mesa Redonda
João Duarte (APEB), Júlio Appleton (A2P),
Luís Pereira (Vibeiras) e António Mesquita (Cimpor)

Exposição interior para as empresa

Exposição exterior

previous arrow
next arrow
Slider

O evento terminou com uma mesa redonda. O tema em debate foi o mesmo do evento: A importância do betão na sociedade atual. Participaram no debate, moderado por João Duarte, Júlio Appleton, da A2P, Luís Pereira, da Vibeiras, e António Mesquita, da Cimpor. A principal conclusão foi que a sociedade atual não seria possível sem a contribuição do betão.

«Este 3.º Dia do Betão foi um sucesso» afirmou João Duarte no fim do evento. Os objetivos foram plenamente atingidos:

1. Transmitir as últimas inovações e tecnologias.

2. Estimular a indústria do betão pronto.

3. Criar uma plataforma de networking

O Dia do Betão veio para ficar. A edição de 2019 já está em marcha. 

APRESENTAÇÕES

Pode fazer o download dos diapositivos utilizados pelos oradores clicando no respetivo título ou foto.