APEB News
#5 - Fevereiro 2020
Isenção da utilização dos tacógrafos nos camiões-betoneira
A isenção da utilização do tacógrafo para os veículos utilizados no transporte do betão pronto consta no pacote de emendas ao Regulamento (CE) n.º 561/2006 relativo aos tempos de condução, pausas e períodos de repouso.
“É o resultado de um trabalho intenso e árduo, a nível europeu e a nível nacional, que se prolongou por mais de 2 anos” disse João Duarte, Diretor de Operações da APEB. “Desde o primeiro momento, a APEB esteve envolvida nos trabalhos coordenados pela ERMCO – Organização Europeia do Betão Pronto”.
O betão pronto é um produto perecível. Permanece em condições de ser aplicado em obra durante 90 minutos, no máximo duas horas. A distância média de transporte do betão pronto é de apenas 17km e mais de 95% do betão pronto percorre menos de 50km. Por isso, a isenção da aplicação do Regulamento 561/2006 é plenamente justificada.
Agora, o pacote de emendas precisa ainda de ser aprovado no Parlamento Europeu, o que se espera que venha a acontecer durante este mês de fevereiro de 2020. A cumprir-se este prazo, deverá ser publicado no Jornal Oficial de EU durante abril de 2020.
Plano de formação 2020
O plano de formação da APEB para 2020 já está disponível em www.apeb.pt.
O plano reúne um conjunto de ações de formação direcionado para as necessidades das empresas de betão pronto, assim como para empresas de setores relacionados, como os produtores de agregados e as empresas de construção e de fiscalização.
Temos um curso novo relativo à avaliação da resistência à compressão do betão já aplicado nas estruturas. O objetivo é mostrar como se deve utilizar a nova norma EN 13791:2019, nomeadamente, quais os ensaios a realizar e como interpretar os resultados.
No entanto, caso não encontre a formação que precisa no nosso plano, fale connosco.
Lista de normas - Atualização
Atualizámos a lista de normas e especificações relevantes para o setor do betão pronto.
A lista está disponível para download no sítio da APEB em www.apeb.pt.
Salientamos que, apesar de já estar disponível a nova norma do betão (NP EN 206:2013+A1:2017) esta norma ainda não pode ser aplicada. Isto acontece porque o Decreto-Lei n.º 301/2007 de 23 de agosto permanece em vigor, sendo aplicável a edição anterior da norma: NP EN 206-1:2007, Emenda 1:2008 e Emenda 2:2010.