APEB News
#8 - Abril 2020
APEB publica vídeo de apresentação instituicional
A Associação Portuguesa das Empresas de Betão Pronto - APEB, foi criada em Lisboa em 1985 e reúne as principais empresas do setor. Desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das normas e da legislação relevantes para as suas associadas através da participação nas comissões técnicas relevantes. Possui dois laboratórios acreditados (laboratório de ensaios e laboratório de metrologia). Presta serviços de formação profissional e de consultoria, e elabora estudos estatísticos para apoiar as empresas de betão pronto.
Empresas associadas: Alexandre Barbosa Borges, António Branco Tavares & Filhos, Alves Ribeiro, Betão Liz, Betopar, Brivel, Concretope, Ibera, Lenobetão, Mota-Engil, Pragosa Betão, Sonangil Betão, Tconcrete, Tecnovia, Unibetão e Valgroubetão.
COVID-19
Dadas as atuais circunstâncias decorrentes da pandemia COVID-19, a APEB considera que não estão reunidas as condições para a realização dos eventos que estavam calendarizados para o primeiro semestre do corrente ano.
Por esta razão, a APEB decidiu adiar o Dia do Betão 2020, que estava inicialmente previsto para 28 de maio.
A APEB e a Ordem dos Engenheiros – Região Centro, decidiram também adiar sessão de esclarecimentos sobre o fim das cinzas volantes, que estava agendada para 31 de março, em Coimbra.
As novas datas serão definidas oportunamente assim que as condições permitam a realização dos eventos em segurança para os participantes.
Acompanhe as notícias sobre os nossos eventos em www.apeb.pt.
Adição de água no camião-betoneira?
A adição de água ao betão em obra prejudica gravemente o desempenho do betão e podem colocar a segurança da estrutura em causa.
Por exemplo, a adição de 10 litros de água por metro cúbico de betão reduz pelo menos 6% da resistência à compressão, aumenta a porosidade em 1%, o que prejudica a durabilidade da estrutura, e aumenta 6% na retração.
Caso seja necessário ajustar a consistência do betão em obra, isso deve ser feito com adjuvante. A água a utilizar deve ser estritamente a necessária para promover a dispersão do adjuvante.
É importante prevenir e evitar que haja a tentação de adicionar água ao betão. Isso passa por especificar uma classe de consistência ajustada às condições da betonagem.
Por exemplo: com clima quente e com tempo de transporte e descarga elevado, a consistência deve ser da classe S4 ou superior.