Transporte e bombagem de betão

As empresas de betão pronto utilizam veículos muito especiais para fazer chegar os seus produtos às obras dos seus clientes. São os camiões betoneira e as bombas-lança-betão. Os primeiros são veículos de transporte de mercadorias e, por isso, estão abrangidos pela legislação do transporte rodoviário de mercadorias. Quanto às bombas-lança-betão, são veículos com um equipamento de bombagem do betão montado sobre o chassis. Como não são utilizados no transporte de mercadorias, estão isentos da aplicação da referida legislação. Estão igualmente isentos do imposto de circulação (IUC).

Utilize este blogue caso nos queira deixar uma questão e/ou dúvida.

Etiquetas: , , ,

5 Comments on “Transporte e bombagem de betão

  1. A informação que recebemos sobre a isenção do uso de tacógrafo, diz o seguinte no seu ponto 7:
    “Mais se informa que pese embora estes veículos possam estar dispensados da utilização de tacógrafo, tal não implica a dispensa das demais disposições legais em vigor…”

  2. Gostaria que me informassem sobre a formação ou as empresas que façam a formação,para poder trabalhar com a bomba lamça betão. Com os melhores cumprimentos Carlos Pinto.

  3. Bom dia,
    Acho que a APEB deveria fazer uma seção de esclarecimento sobre o uso dos livretes individuais dos motoristas como alternativa ou como complemento ao uso dos tacógrafos.
    No fundo uma discussão interna sobre este tema: A legislação, as regras, os riscos, o controlo etc…
    Ainda por cima vem aí a isenção dos tacógrafos nas autobetoneiras……….
    Cumprimentos
    Alexandre Serra Brandão
    P.S. Eu até conheço um bom formador para isto, que a poderá fazer sem custos, a troco duma pequena publicidade.

    1. Caro Alexandre Serra Brandão,
      Muito agradecemos a sua sugestão, que achamos muito pertinente e que iremos honrar.
      Contudo, para já, a isenção do uso de tacógrafos aplica-se apenas aos veículos tipo bomba-lança-betão.
      Quanto aos camiões-betoneira, a isenção do uso dos tacógrafos está contemplada no pacote de emendas ao Regulamento CE nº 561/2006. Este pacote de alterações necessita ainda de passar no Parlamento Europeu, o que está previsto para breve. A sua aplicação em Portugal carece ainda da revisão da Portaria n.º 222/2008.
      Durante este interregno, a APEB vai trabalhar com a Autoridade para as Condições de Trabalho para consolidar as alternativas ao uso dos tacógrafos, incluindo o uso dos livretes individuais.

      1. Boa tarde

        Uma vez que as Bombas lança betão ficaram isentas do uso de tacógrafo, por equiparação a maquinas industriais, mesmo na tributação de IUC (isentas), as mesma tambem ficam isentas da inspeção obrigatória (tal como as auto gruas)?

        Muito obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *